Como começar seu próprio negócio de sorvetes

As sorveterias são provavelmente as lojas mais visitadas por crianças e adultos. Compreensivelmente assim como sorvete é uma das sobremesas mais populares do mundo.

Existe desde 1500 como um deleite para a realeza na Europa. Mas, felizmente, agora qualquer um pode obter um furo de estrada rochosa quando quiser!

E as pessoas fazem!

Na verdade, o americano médio consome 22 quilos de sorvete por ano!
E se você é como eu, esse número é provavelmente um pouco baixo.

Na verdade, a indústria de sorvetes produz mais de 870 milhões de litros de sorvete por ano — mais de um bilhão de libras se você contar guloseimas congeladas como bolos, picolés e biscoitos de sorvete (meu favorito).

Tanto sorvete é consumido todos os anos que a indústria de sorvetes gerou mais de US$ 5 bilhões em 2014, e esse número está subindo a cada ano.

O fato é que os americanos adoram sorvete. O que torna abrir um negócio de sorvetes uma ideia muito doce.

Como começar seu próprio negócio de sorvetes

No entanto, uma apreciação por sorvete não é suficiente para qualificá-lo para abrir uma sorveteria. Há muitos aspectos de negócios que você precisa entender antes de colher seu próprio nicho na indústria de sorvetes.

Mas não congele agora!

Quando você terminar de ler este post, você terá uma ideia clara do que você precisa fazer para fazer o seu amor por soft serve em uma realidade recém-servida.

Passo 1: Saiba como funciona uma empresa de sorvetes

A melhor maneira de aprender algo é fazendo, e isso vai dobrar para o negócio de sorvetes!

Honestamente, você pode ler um livro sobre sorveterias e sorvetes, mas até trabalhar em um, você não vai entender completamente o que significa receber um cliente ou qual deve ser a consistência perfeita do sorvete quando você servi-lo.

Se você realmente quer entender a indústria de sorvetes, você precisa ir trabalhar em uma sorveteria.
Tenha uma noção de pessoal, de pedidos, de marketing, de inventário. A lista continua, e ninguém pode te ensinar melhor do que um veterano da indústria que tem funcionado sua própria loja por anos.

Embora existam muitas franquias de sorvete por aí, a maioria das sorveterias são lojas de mãe e família pop que têm uma vida útil de décadas, por isso não deve ser difícil encontrar uma grande loja para aprender.

Você não precisa trabalhar para eles por um longo tempo. Claro, quanto mais tempo você passa sob um empresário de sucesso, mais você aprende sobre como administrar sua futura loja da maneira certa. Então use o tempo que você gasta com eles sabiamente. Faça perguntas. Assuma o máximo de responsabilidades que puder. Procure maneiras de tornar o negócio mais eficiente.

Realmente fale com os clientes!

Pergunte-lhes por que eles compram nesta loja em oposição aos outros. O que eles adoram nisso? O que eles melhorariam?

Conheça os requisitos legais de possuir seu próprio negócio de sorvetes. Que licenças você precisa? Que certificações cada funcionário tem que ter?

Descubra qual equipamento você vai precisar (e quanto vai custar)!

Tudo o que você está fazendo aqui é pesquisa de mercado, então quanto mais você fizer, melhor. Em última análise, tudo se resume a entender o negócio de sorvetes, e isso vai ajudá-lo a criar um plano sólido.

Passo 2: Crie um Plano

Por que os negócios de sorvete falham?

A verdade é que as empresas de sorvete falham pela mesma razão que muitas outras empresas – a falta de um plano.

Seu plano é seu roteiro. Invista tempo suficiente, esforço, pensamento e pesquisa para criar seu plano de negócios para que quando você iniciar uma sorveteria você não tenha que pensar sobre o que fazer a cada momento.

É quando você decide que tipo de negócio de sorvete você quer ser.

Sorveteria independente?

Franquia?

Sorveteria especializada?

Talvez você prefira ter um caminhão de sorvete ou ficar em pé?

Que tipo de entidade empresarial será seu negócio de sorvetes?
Propriedade única, parceria ou uma corporação?

Mapeando cada decisão, custo e expectativa antes do tempo. Como resultado, você estaria economizando tempo e dinheiro na estrada, permitindo-se orçamento de acordo e opções de comparação de preços.

Por exemplo, se você sabe exatamente o quanto você precisa de sabores e coberturas específicas de sorvete, então quando chegar a hora de pedir, você não vai entrar em pânico e pedir muito sorvete. Além disso, você saberá exatamente quanto pedir, pois já deve ter planejado isso em relação às suas projeções de vendas.

Este também é o momento de pesquisar sua concorrência, definir e entender seu mercado-alvo e pensar no seu design e estilo.

Se você não tem certeza por onde começar, o Startup Jungle pode ajudá-lo a criar um plano de negócios habilmente organizado e profissional para o seu negócio de sorvetes.

Basta enviar um e-mail [email protected], e eles lhe darão a ajuda que você precisa.

Passo 3: Descubra o potencial de ganho

Quanto dinheiro as empresas de sorvete ganham?

Bem, os trabalhadores da sorveteria ganham entre US$ 8,00 e US$ 12,00 por hora. Os salários da administração variam entre US$ 25 mil e US$ 38.000 por ano. Estes são custos que você terá que considerar em seu plano de negócios ao descobrir seu potencial de ganho.

Mas como dono, seu potencial de ganho depende de como sua loja faz.

Você é uma franquia ou uma loja independente?
Você é uma sorveteria especializada e de alta duração que faz sorvete orgânico saudável em casa ou pede seus sabores a granel de um distribuidor?

Se você é uma loja independente, você pode definir seus preços e suas margens tão alto quanto você gostaria – mas se o seu produto não atender às expectativas, você não estará no negócio por muito tempo.

No entanto, se sua oferta se sair bem, você pode cobrar o quanto quiser por sorvete. Dê uma olhada no Sorvete Lick Honest em Austin, TX. Esta pequena cadeia faz todo o sorvete sazonal e artesanal

Dê uma olhada no Sorvete Lick Honest em Austin, TX. Esta pequena cadeia faz seu sorvete sazonal e artesanal internamente usando ingredientes orgânicos, permitindo que eles carreguem significativamente mais do que as sorveterias tradicionais. Além disso, eles têm distribuição em vigor permitindo que eles vendam seus produtos em todo o estado, e até mesmo entreguem em qualquer lugar do país.

Se você é uma franquia por outro lado, então suas margens já estão definidas e você pode verificar com a franquia as expectativas. As lojas Cold Stone Creamery, por exemplo, têm uma média de cerca de US$ 358.000 por ano em vendas.

Depois que os custos operacionais e as taxas de franquia são retirados disso, o proprietário de uma loja ainda pode esperar ganhar um salário anual confortável.

O potencial de ganho está lá.

Há uma tendência de alta na renda disponível à medida que a economia continua a melhorar. Isso impulsiona uma demanda maior por guloseimas congeladas. A indústria de sorvetes nos EUA trouxe pouco mais de US$ 5 bilhões em 2014, informa a Statista, e esse número está crescendo a cada ano. Eles prevêem que as receitas globais atingirão US$ 74 bilhões por ano até 2018.

Para quem tem sucesso, o negócio de sorvetes oferece longevidade não disponível em todas as indústrias. O IDFA afirma que a maioria das empresas de sorvete são de propriedade da família e permaneceram no negócio por mais de 50 anos.

Passo 4: Definir um orçamento

Quanto custa abrir uma sorveteria?

Isso tudo depende do seu negócio.

Você terá um suporte móvel, um caminhão ou uma loja de tijolos e argamassa? Uma sorveteria precisará de US$ 2.000 a US$ 10.000 em fundos de startup. Um caminhão de sorvete só vai precisar de um pouco mais do que isso. E de acordo com a National Ice Cream Retailers Association, uma startup de tijolos e argamassa pode variar de US$ 50.000 a mais de um milhão de dólares apenas para o espaço da loja. E, claro, há os custos para equipamentos e inventário, tornando a partida de um negócio de sorvetes bastante caro.

Mas a boa notícia é que há muitos financiamentos e opções de empréstimo para pequenas empresas disponíveis para você!

Além disso, há maneiras de reduzir esses custos.
Por exemplo, você pode assumir os pagamentos de locação de um local fechado. Mas então você tem que olhar por que esse local fechou, e se vale a pena assumir o local.

Se você está construindo uma loja do zero, seus custos serão significativamente mais do que assumir um local que já está equipado para lidar com uma sorveteria.

Os custos do equipamento também variam muito dependendo do tipo de loja que você é.
Um caminhão ou reboque terá significativamente menos espaço, o que significa ofertas menores e necessidades de equipamentos menores do que um tijolo e argamassa. Construir um drive thru custaria significativamente mais.

Só depende do tipo de negócio que você quer.

Em nenhuma ordem específica, alguns custos a considerar incluem:

  • Permite
  • Certificações
  • Seguro
  • Alugar
  • Trabalho
  • Remodelação
  • Equipamento
  • Suprimentos
  • Recipientes de serviço/para ir
  • Plásticos
  • Guardanapos
  • Caixas registradoras
  • Sinalização
  • Taxas de franquia (se aplicável)
  • Marketing
  • Design de site

Como sorvete é comida, existem regulamentações e fiscalização mais rigorosas do que outras empresas, como uma boutique de roupas de varejo.

Como tal, administrar uma sorveteria pode ser mais caro. Então você quer manter os custos baixos sempre que possível.

Considere estes para ajudar a manter os custos baixos:

  • Agendar adequadamente
  • Esteja atento às portas de refrigeração deixadas abertas
  • Peça sabores ou ingredientes sabiamente. Evite estocar itens e ter que jogá-los fora
  • Peça equipamentos ligeiramente usados em vez de equipamentos novos
  • Compre ao redor para encontrar a melhor qualidade para os melhores preços

Passo 5: Decida quais produtos oferecer

É aqui que entra a diversão!

Decidir quais produtos você quer levar determina que tipo de loja você quer ser. Aqui está o passo onde você descobre se você é uma loja artesanal de alta- end, uma loja de iogurte congelado, uma loja de creme, uma cremosa, um trailer, caminhão, ou qualquer outra variação de sorvete. Larguei todas as suas ideias e escolha o que mais te excita.

Uma palavra de cautela, no entanto.
Se você tentar ser todas as coisas para todas as pessoas, você pode ter a oportunidade de atrair mais pessoas, mas correr o risco de equipar sua loja para fazer muito, tornando-a menos eficiente e custando-lhe receita em tempo perdido.

Se você escolher uma especialidade, como milkshakes adultos mergulhados à mão, você pode oferecer um produto que um pequeno grupo ama e construir um seguidor leal como uma autoridade de milkshake adulto mergulhado à mão! E ao fazer isso, você pode cobrar margens significativamente maiores para o seu produto especial.

Você também vai querer pensar sobre o que cobrar por cada produto.
Como acontece com outras empresas de food service, seu custo geralmente deve funcionar em cerca de 25 a 30% da taxa total que os clientes pagam, de modo que você também cubra resíduos, amostras e despesas gerais.

Aqui está um cálculo aproximado:

  • Custo médio por banheira de sorvete de 3 galões: $30
  • Tamanho do furo: 4 onças
  • Porções por contêiner: 55
  • Custo por furo: $0.47
  • Adicione $0,13 por colher para cobrir custos adicionais (resíduos, amostras, xícaras, colheres, cones): $0.60
  • Multiplique por 3,33 a 4,16, dependendo da marcação que seu mercado suportará
    Seu preço seria então de $2,00-$2,50 por furo.

Mas, novamente, isso é para uma sorveteria padrão. Você pode cobrar mais (ou menos) dependendo da sua capacidade de controlar custos com base no seu modelo de negócio e eficiência.

Descubra o que você pode oferecer que ninguém mais pode. Talvez seja você, talvez seja seu serviço, talvez seja sua experiência.

Seja qual for o seu ponto de venda único, descubra, escreva e faça dele a peça central da sua loja, literalmente e figurativamente.

Passo 6: Decida sobre um local

Onde você deve abrir uma sorveteria?

Como sempre, isso depende do seu modelo de negócio.

Se você é um caminhão de sorvete, então você pode apenas cruzeiro ao redor onde há grandes populações de crianças na época de pico como o horário de verão. Além disso, parques, eventos esportivos e bairros residenciais são locais nobres.

Se você está abrindo uma loja, você quer ter certeza de que está em uma área com muito tráfego a pé, alta visibilidade, muita iluminação e fácil acesso para entrar e sair do estacionamento e da loja.

Você quer encontrar um local que se encaixe no seu orçamento.
A Associação Nacional de Varejistas de Sorvetes sugere encontrar um corretor de imóveis respeitável especializado em vendas comerciais ou locação. Eles conhecem muitos projetos que estão chegando e podem ajudá-lo a planejar de acordo.

Se você não tem certeza do que procurar, identifique uma sorveteria de sucesso e analise o que torna sua localização tão grande.

Operar uma sorveteria é muito trabalho. Torne o mais fácil possível para si mesmo escolhendo um local que ajude a atrair clientes.

Passo 7: Promova seu negócio de sorvetes

Sem clientes, não importa o quão bom seja o seu sorvete. Os clientes são a coisa mais importante que qualquer negócio precisa para ter sucesso. Então, como você promove seu novo negócio?

Bem, há a maneira antiga e a maneira tecnológica moderna. Você precisa fazer as duas coisas!

Primeiro, alguma sinalização visível para que as pessoas possam facilmente ver sua loja enquanto passam. Claro, você tem que usar fotos atraentes e limpas de suas oferendas para que as pessoas saibam o que esperar.

Fique na calçada e distribua cupons e panfletos aos transeuntes.

Deixe as pessoas saberem que você montou uma loja e que está aberta.
Faça o mesmo em eventos esportivos locais e parques.

Vá para onde seu mercado-alvo está! As pessoas adoram um bom cupom, e dar uma colher grátis de sorvete vale o custo de US$ 0,47 para trazer um novo cliente mais, então se eles trazem amigos!

Aproveite as mídias sociais e o marketing digital.

No que diz respeito ao marketing digital, certifique-se de prestar atenção ao seu site. Publique seu menu online, juntamente com horários diários e semanais. Outra ótima maneira é criar uma página no Facebook para sua loja. e certifique-se de responder prontamente às perguntas e mensagens enviadas através dele. Ao fazer isso, você estará digitando-os sobre o tipo de atendimento ao cliente que sua loja tem.

Além disso, aproveite o Yelp e ofereça bônus de check-in e revisão, e utilize anúncios do Facebook e Google Adwords para serem apresentados localmente nas pesquisas.

E quando o verão rolar, se o seu orçamento permitir, você sempre pode explorar anúncios de rádio e televisão, também!

Mas pense tudo isso com antecedência e tenha um plano de ação para o seu marketing e promoções!

Passo 9: Crie um Plano de Pessoal

Assim como qualquer outro negócio, você não pode fazer tudo sozinho.

Ou você estará com tanta pressa que cometerá erros, ou levará tanto tempo que os clientes vão embora. De qualquer forma, seu serviço, avaliações e fidelização de clientes sofrerão como resultado.

Contratar funcionários confiáveis e entusiasmados ajudará a garantir que sua sorveteria tenha sucesso. Se você está explorando a opção de franquia, a maioria oferece treinamento tanto em sua sede quanto em sua loja.

Se você está inclinado para um negócio independente, você terá que criar um plano de treinamento para que todos os seus funcionários sejam consistentes em todas as suas ações.

Crie um sistema de procedimentos para fazer tudo corretamente.

Desde o quanto uma colher de sorvete pesa, até quanto tempo para misturar um shake, até quanto de cada cobertura vai para um cone de sorvete.

Isso garante consistência para que os clientes tenham sempre a mesma grande experiência!

Você tem que ter certeza que você tem ótimos funcionários e há uma maneira de fazer isso. Primeiro, descubra quais características você está procurando. Em seguida, decida quantos funcionários você precisa e onde encontrá-los.

Finalmente, descubra como você quer que seu processo de entrevista pareça, como você vai treiná-los, e como você agendaria eles.

Montar um plano de pessoal com antecedência poupará tempo e esforço consideráveis na estrada.

Passo 9: Decida sobre um estilo/design

Decidir um estilo para sua sorveteria pode ser um desafio.

Você quer representar sua personalidade, mas não assustar nenhum cliente que possa não compartilhar sua paixão por tudo neon. A melhor sugestão que posso oferecer seria falar com seus clientes ideais e ver do que eles gostam!

Em vez de adivinhar, é só perguntar. Sem dúvida você tem amigos que amam sorvete. Então comece com eles.

Quanto a um logotipo, fui ao 99designs. Por apenas US$ 99, os designers concorrem ao prêmio com seus projetos dando-lhe um pool de conceitos de alta qualidade para escolher por um preço razoável.

Você também pode se reunir com fornecedores de equipamentos e pedir sua opinião. Ao mesmo tempo, você pode olhar para outras lojas que você ama para inspiração.

Mas não deixe de se concentrar em um fluxo de trabalho eficiente para os funcionários, bem como padrão de fluxo adequado para os clientes.

Passo 10: Crie um Plano Contábil

Ter um plano contábil não é uma opção “agradável de ter”. É imperdível.
Como um negócio, seus impostos sempre estarão sob escrutínio. Por isso, é fundamental ter cada dólar contabilizado e tudo em ordem.

Ainda mais, você poderá projetar suas vendas mais facilmente com o rastreamento adequado, além de saber se você está no caminho certo para manter seu orçamento.

Você também poderá dizer se algo está faltando na sua loja, fazendo um plano contábil parte das medidas de segurança da sua loja.